sábado, 27 de outubro de 2012


O MEDO É MAU COMPANHEIRO
A vida é feita de sonhos e concretizações, grande parte de nossos problemas é causado pelo medo. Medo de perder alguém, de não conseguir o que pretendemos e desejamos, de atingir objetivos a que nos propusemos, medo de ser ultrapassado pela sociedade em que vivemos, medo de perder o protagonismo, medo de conseguir chegar lá.
Medo... Medo esse que nos causa muitas vezes que fazemos projetos acabam em desilusões e frustrações. Fazer a diferença significa atitude e vontade de mudar, não o reconhecer é medo da competência. Tem gente que vive anos e não deixam nada e outros que vivem pouco tempo na terra e deixam a sua marca.
Há um provérbio árabe milenar e conhecido em todo o mundo, lembrando quatro coisas muito importantes que jamais retornam:
A palavra dada – O compromisso assumido - A vivencia que se teve - A oportunidade desperdiçada.
Certas pessoas que se proclamam de “ILUMINADOS”, mas esquecendo-se que o comodismo é uma forma de medo.
De quem têm medo ? Do que têm medo ?
Pelas responsabilidades assumidas em A.G. e como o desenvolvimento da atividade da Associação foi alterado, haveria que se assumir a “MUDANÇA” em reunião magna e partir para o normal funcionamento da A.D.C.D.A. para que as decisões a tomar tivessem a representatividade que aos combatentes lhes é devida.
“ O primeiro grau de heroísmo, é vencer o Medo com inteligência “, porque nenhuma paixão pode, como o MEDO, roubar tão intensamente o espirito da capacidade de agir e pensar. Nós queremos que essa legalidade democrática seja reposta para que a A.D.C.D.A tenha o mérito de ter contribuído  para que o monumento seja de todos os Combatentes, dos Avintenses e não de alguém em particular.
Companheiros Combatentes:
“O MEDO DE ALGUEM DEPENDE UNICAMENTE E SÓ DA SUA IMAGINAÇÃO. Para nós o MEDO, Combate-se com LEALDADE, Perseverança e muito Empenho.
Como ex. militares e combatentes lidamos muito mal com “TRAIÇÃO”, cobardia e irresponsabilidade. A vida de militar ensinou-nos alguns valores que prezamos e que nunca abdicaremos daqueles que engradeçam a relação entre as pessoas, a sociedade e as suas instituições. A GUERRA DO ULTRAMAR, obrigou-nos a crescer mais depressa e habituou-nos a respeitar para sermos respeitados. Continuaremos atentos aos “compromissos assumidos”.
Vamo-nos afastar para que o protagonismo seja dado a quem o procura, Aguardaremos tranquilamente até sermos “CHAMADOS” a prestar contas. 
Cumprimentos,
MM/JR

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MONUMENTO AOS COMBATENTES - O ARRANQUE


MONUMENTO AOS COMBATENTES

Iniciou-se na passada Quinta-feira e terminou ontem a primeira fase do processo que irá culminar na construção do Monumento aos Combatentes de Avintes.
Arranque das árvores
Marcação do terreno














Com a presença do autor do projecto, Sr. Arquitecto Octávio Alves, procedeu-se à marcação do local para que se fizessem os alicerces; as árvores do local foram retiradas e a máquina avançou, tendo feito a vala; depois da colocação do ferro armado e da colocação dos painéis de suporte procedeu-se à betonagem da sapata. Ontem foi retirado o madeiramento e as fundações foram dadas como concluídas.


A primeira "pazada"


Montagem dos painéis

Estrutura pronta a receber o betão

Grua para "transporte" do betão


Fase do enchimento

Fim da betonagem 

Sapata pronta

Queremos agradecer ao Parque Biológico e à Junta de Freguesia, pelo empenho dos seus responsáveis Sr. Dr. Nuno Oliveira e Sr. Vieira dos Santos e também ao Sr. Arqº. Octávio Alves pelo acompanhamento que tem dado.
Agradecemos ainda ao Sr. Arquitecto Francisco Saraiva e ao Sr. Engº. Marco Duarte pela preciosa colaboração que deram na supervisão da obra.
Brevemente será feita a regularização do terreno para que seja possível prosseguir com a obra que levará à concretização do sonho de todos nós - O Monumento aos Combatentes de Avintes.


terça-feira, 23 de outubro de 2012

NOTICIAS

Enfim Começou
“ Uma grande caminhada , tem inicio num primeiro passo”

Após alguma “provocação” e insistência  da nossa parte, em conjunto com alguma angustia e desilusão, constatamos que no passado dia 22 de Outubro iniciaram-se os trabalhos para a implantação dos alicerces que irão suportar o “MONUMENTO AOS COMBATENTES DE AVINTES”.
Caros combatentes, como passamos o melhor da nossa vida a dizer que é cedo e depois passamos a dizer que é tarde, ainda bem que se iniciaram (esperemos que até á “batalha final”) os trabalhos do tão ansiado “Monumento” para que a recordação e perpetuação dos feitos ,heroicidades, temores, angustias e lutas que por lá passamos, não sejam melancolias, mas sim a esperança para o vermos erigido. Será com satisfação que testemunharemos este feito , pois é a realização de uma vontade expressa por “todos” os combatentes.
Companheiros, passamos por acaso no local e apercebemo-nos do inicio dos trabalhos, pois segundo sabemos não foi dada qualquer informação aos Associados e combatentes do inicio das obras, o que nos leva a interrogar de que se escondem os que se “julgam” na obrigação de informar os camaradas.
Será que ainda não se interiorizou que a A.D.C.D.A. é de todos os combatentes e de ninguém em particular, ainda não se aperceberam da importância da informação aos combatentes, mas também a sociedade civil de todos as “démarches” efetuadas.
Já á data para a construção ? e a inauguração quando será ?
Aguardamos  algumas respostas de quem de direito, pensem que todos somos ex. combatentes  e citamos o grande escritor Saint Exupéry:
“Aqueles que passam por nós , não vão sós, deixam um pouco de si e levam um pouco de nós”
Assim sucedeu connosco e Africa.
Companheiros, para nós a VIDA É UMA LIÇÃO DE HUMILDADE. 
 
M. Monteiro e Jaime Ramos

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

MENSAGEM

                                        Aos Combatentes de Avintes
Avintes 05 Outubro 2012 
 
Na vivência que tivemos juntos ao serviço da Associação, e foram muitas horas, dias e até semanas, fomos batalhando enquanto podemos e a paciência permitiu, tínhamo-nos entregue de alma e coração a um projecto que seria o culminar de um sonho de todos os ex. combatentes que deram uma parte significativa da sua mocidade ao serviço da Pátria.
 APRESENTAMOS A NOSSA DEMISSÃO para que a via ficasse aberta a outras soluções e assim temo-nos mantido em silêncio e no maior respeito pelos “órgãos eleitos” mas na expectativa do que os corpos gerentes irão fazer pela reorganização da Direcção.
A falta de quórum “obrigaria” a refazer o trajecto, propor em reunião magna a eleição de novos corpos gerentes ou até á reformulação da lista já existente.
Preocupa-nos o silêncio pelas responsabilidades assumidas, a defesa da nossa imagem obriga-nos a não ficar parados, já demos o tempo que entendemos como suficiente para que o caminho seja reposto democraticamente, continuaremos a respeitar qualquer decisão que a direcção queira tomar desde que não belisque os interesses daquilo que fizemos, os princípios que definimos e os altos interesses de todos OS COMBATENTES.
Não vale a pena alguém se achar mais combatente que qualquer outro, mais “DONO” de uma associação que não é sua mas de todos os combatentes que cumpriram os requisitos mínimos que os ESTATUTOS os obrigavam. Não adianta o Sr. ex. Presidente esconder a realidade aos senhores associados, que mais não são que companheiros e amigos que nos acompanharam na vida, na escola, nas associações culturais e desportivas, nas brincadeiras de rua e com os quais temos uma responsabilidade ainda maior o que nos obrigará a ter um comportamento diferente, sabendo dos nossos direitos e obrigações. Vamos aguardar mais uns dias para ver as soluções que os restantes elementos da direcção vão apresentar.
O silêncio vai-nos “OBRIGAR” a tomar uma posição e esgotaremos todas as vias pessoais e legais que estiverem ao nosso alcance.
Estaremos disponíveis para esclarecer em local próprio como, e quando entenderem as nossas divergências, angustias e preocupações quanto á ADCDA.
Fazemos votos sinceros que não sejamos obrigados a replicar, pois seria sinal que a nossa Associação estaria outra vez no caminho que ajudamos a “CAPINAR”.
 
Um abraço
Manuel Costa Monteiro
Jaime Ramos