sábado, 24 de abril de 2010

Companheiro, Combatente

A Guerra que Portugal travou em África entre 1961 e 1974, e que contribuiu de forma decisiva para o 25 de Abril, é o acontecimento mais marcante da nossa história na segunda metade do século XX. A guerra colonial marcou a vida portuguesa das últimas décadas. Não apenas aos que, livre ou obrigatoriamente, nela participaram, mas também àqueles que buscaram refúgio em terras estranhas, e ainda a toda uma comunidade que, sobretudo a partir de um tempo, foi obrigada a orientar a sua vida pelas mortes que iam acontecendo em Angola, na Guiné e em Moçambique.

Para ti, Combatente, nesta fase da tua vida em que já olhas para trás e começas a fazer a retrospectiva da tua vida, os momentos que mais recordas são a tua juventude, vamos dar início a um blogue – COMBATENTES DE AVINTES – para que todas as tuas vivências, aventuras, tristezas, alegrias, enfim tudo o que de bom ou de mau te aconteceu na tua permanência em combate no ULTRAMAR PORTUGUÊS, possam ficar registadas para MEMÓRIA FUTURA e possam ser objecto de pesquisa da nossa juventude. Para isso tens de escrever as tuas histórias, contar as tuas aventuras.

Companheiro, Combatente, este blogue vai ser o local onde, no futuro, os nossos familiares e amigos e ainda outros interessados em fazer pesquisa sobre a Guerra de África poderão analisar o que foi a nossa juventude. A Guerra de África foi para muitos a descoberta do seu “EU”, num período em que a nossa visão do mundo, até aí muito limitada, se abriu a novas vidas e a novos mundos, onde se enraizou mais entre nós o sentimento de COMBATENTE, que afinal é o pilar de toda a nossa vida – a AMIZADE. Companheiro, Combatente, nós sabemos bem o que é a AMIZADE feita em tempo de guerra.

Companheiro, Combatente, acredita que é com orgulho que digo – sou um COMBATENTE DO ULTRAMAR -, faço parte de uma geração de heróis e, quando o meu neto me perguntar se sou um herói da Guerra do Ultramar eu vou dizer-lhe – “Não meu menino, o avô não é um herói do Ultramar, mas tenho orgulho em pertencer a uma geração de heróis que combateram no Ultramar”.

Tem sempre presente Fernando Pessoa – “DEUS QUER, O HOMEM SONHA, A OBRA NASCE”. Este blogue vai ser aquilo que nós quisermos.

Bem hajam!

VIVA PORTUGAL

Sem comentários: