segunda-feira, 30 de abril de 2012

CONVIVIO 2012

    ver em fotos
 Mesmo com a intempérie que se abateu sobre Avintes, realizou-se mais um convívio dos ex. Combatentes da nossa “Terra” e quis o destino que este ano coincidisse numa data de redobrada regozijo para nós combatentes mais novos pois tornou-se numa bênção que culminou com o regresso mais rápido para junto dos nossos entes queridos.
S. PEDRO QUE NÃO FOI MILITAR, não esteve pelos ajustes e presenteou-nos com um vendaval que fez mossa. Como já passamos grandes vicissitudes na vida, enfrentamo-lo com coragem de combatente e até com alguma ironia de VETERANOS, não se fez o cortejo que se pretendia, tirou-nos todo o brilho que merecíamos e que queríamos retribuir à nossa família, aos nossos amigos e à população em geral o respeito, o carinho e o agradecimento pelo afecto que sempre nos deram e nos tem presenteado ao longo do tempo e enaltecer a forma NOBRE como todos os Avintenses tratam os seus filhos.
Pelas razões já referenciadas, alterou-se por completo o alinhamento que tínhamos previsto e arrancamos para o PLANO B, iniciou-se o desfile sem a tradicional fanfarra e reduzido aos mais corajosos no parque do INTERMACHÊ.
Pontificavam na frente do cortejo a bandeira Nacional e a bandeira da nossa Associação, ladeadas por duas coroas de flores que mais tarde seriam depositadas no cemitério, uma na pedra central em homenagem a todos os companheiros já falecidos e uma outra no “túmulo” que simboliza todos os combatentes que faleceram no “ Ultramar”.
A cerimónia religiosa foi enriquecida com a presença de um CLARIM MILITAR que com os vários toques alusivos deram um ar enternecedor ao momento. 
Correu tudo bem? Correu, podia ter corrido melhor? Podia. 
Ficamos muito tristes pela ausência de alguns companheiros, e até muito desapontados com a indiferença com que hoje fomos tratados pela maioria das entidades oficiais convidadas com particular destaque para a Autarquia Local, referenciamos no entanto a presença do Sr. vereador Eng.º Rui Cardoso em representação do Senhor Presidente da Câmara Municipal e a sempre louvável companhia dos “Plebeus Avintenses”, que ajudaram a enriquecer e aumentar a  satisfação pela significativa adesão de Combatentes, Amigos e Avintenses que responderam á nossa chamada o que tornou este convívio numa das maiores concentrações de Ex. Militares de Avintes.
Admitindo que esta data coincide com outras iniciativas, não cremos que a nossa seja de importância menor e que dos muitos convites endereçados, não fosse possível, no mínimo fazerem-se representar.
Fomos treinados para lidar com adversidades, lutamos com as maiores dificuldades, registamos este momento e faremos da indiferença a força necessária para levarmos a nossa missão até ao final, tendo sempre presente nas nossas mentes que hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje.
O repasto superiormente servido na “Quinta de Gradouro” correu da melhor forma, pensamos que todos saíram satisfeitos e até felizes pelo reencontro de amigos e conterrâneos que não se encontravam há muito tempo.
A direcção da Associação de Combatentes levou a efeito algumas iniciativas em que todos colaboraram, acabando mesmo para servirem de entretenimento e que ajudou a mantermos activas as “TROPAS” para os vários “combates que foram decorrendo na sala de refeições.
Homenageamos os Companheiros que comemoram este ano o “CINQUENTENÁRIO”da partida para os vários teatros de operações, incluímos nas homenagens três companheiros que participaram em períodos antes de “guerra declarada” em 1961, e na tentativa de uniformizar a simbologia, atribuiu-se o mesmo galardão deste ano aos companheiros que em 2011 completaram os 50 Anos.
Encerramos a cerimónia com os tradicionais discursos, mas com a elevação habitual e dissemos que iríamos continuar a nossa caminhada até à realização dos objectivos a que nos propusemos, com a certeza que com a vossa ajuda será mais fácil, contamos com todos, vamos tornar esta Associação na referência de todos os Combatentes de Avintes.

Esperamos por vocês para as nossas iniciativas.

NÓS VAMOS ANDAR POR AÍ. 

A Direcção


Sem comentários: