segunda-feira, 14 de março de 2011

MANUEL DA COSTA MONTEIRO - Guiné


Mensagem de Manuel da Costa Monteiro, Furriel Miliciano, que pertenceu à 1ª. Companhia do Batalhão de Artilharia 6523, Madina Mandinga, Guiné, 1973/74, com data de 15 de Março de 2011

Assentei praça no dia 12 de Agosto de 1972, no Regimento de Infantaria 7, onde fiz os testes para o CSM (Curso de Sargentos Milicianos, e fui transferido para o Regimento de Infantaria 5, nas Caldas da Rainha.

Terminada a recruta segui em Setembro para a Escola Prática de Artilharia, em Vendas Novas, onde fiz a especialidade de Atirador de Artilharia.

Em Dezembro de 72 fui colocado no RAL 5 – Regimento de Artilharia Ligeira e logo de seguida fui destacado para o GACA 3, em Espinho para aí dar uma recruta ao 1º. Turno de 73.

Em Espinho encontrei muita malta de Avintes, sendo que o mais conhecido era o Agostinho “Pincha”, na altura o melhor jogador do F.C. Avintes.

 Fui mobilizado para a Guiné em Fevereiro de 73 e fui formar Batalhão em Penafiel. Daqui segui de comboio para Lisboa - Santa Apolónia e embarquei no navio “NIASSA”, dia 6 de Julho. Cheguei á Guiné no dia 13 deste mês e segui directamente para o Cumeré, para fazer o IAO – Instrução de Aperfeiçoamento Operacional, que terminou em 12 de Agosto.
 

Aquartelamento de Madina Mandinga
 
Ainda no dia 12 de Agosto dia embarquei da LDG (Lancha de Desembarque Grande) e seguimos Rio Geba acima até Bambadinca. Aqui desembarcámos e seguimos em coluna em direcção a Nova Lamego e daqui rumámos a Madina Mandinga onde estive durante toda a comissão.


Preparado para uma saída para rcolha de lenha (no mato)

Durante a minha comissão encontrei-me com muitos camaradas de Avintes. Logo no primeiro dia em que cheguei à Guiné encontrei o Varito que estava na cais do Pidjiquiti. Encontrei o meu amigo o José Rocha quando regressei das férias gozadas na Metrópole e estava a aguardar transporte para Nova Lamego; tinha de me apresentar nos Adidos, mas isto era terrível pois punham-nos logo a fazer de Sargento da Guarda ou Sargento de Dia; acabei por ficar a dormir no quarto dele, no Batalhão de Material.

Fanta - a minha lavadeira
Em Nova Lamego estava muitas vezes com dois nossos conterrâneos que lá estavam colocados nas Anti-aéreas – o Inocêncio “Chapa” e o Zé Preto que foi motorista e mecânico em Avintes.


Acção psicológica junto da população
  

O meu grupo de combate
 Regressei em Agosto e passei à disponibilidade em 1 de Setembro de 1974.

Brevemente contarei algumas estórias vividas por mim na Guiné.


Segurança a uma coluna - bazuca, G3, metralhadora HK21 e G3 com dilagrama
 
O blogue da minha Companhia é www.leoesmmguine.blogspot.com




Esta bandeira é o estandarte da 1ª. Companhia do Batalhão de Artilharia 6523 e que teve como base Madina Mandinga.
Desde o nosso primeiro encontro, este estandarte está presente em todos os nossos convívios. Para celebrar cada encontro, o distintivo de cada localidade onde realizamos estes encontros é cravado no estandarte.

Tem a particularidade de ter sido feito pela Senhora minha Sogra, de seu nome Margarida Monteiro Borges e Mãe do nosso camarada combatente Dr. Monteiro Borges, que foi Alferes Miliciano de Operações Especiais em Moçambique, em 1969/71.



Sem comentários: