domingo, 25 de março de 2012

OBRIGADO

                Será sempre com a vossa persistência que nos obrigam a sermos melhores.

Assente num trabalho que herdamos, a Direcção da Associação tem vindo a desenvolver todos os esforços para que os “Combatentes de Avintes” tenham também nas formas de comunicação a elevação que merecem. Quando nos constituímos oficialmente em Direcção e eleita por um número significativo de companheiros, sabíamos que o grau de exigência colectiva iria ser muito maior; passado o primeiro trimestre os dados confirmam que a Direcção está a cumprir as suas obrigações e os objectivos traçados.
Utilizamos o nosso blogue sempre que “exista” matéria para comunicar, temos comunicado muito mais do que antes, mas também VOCÊS, com o aumento significativo (45% neste trimestre, tendo ultrapassado as 13.000 visualizações) das vossas consultas nos incentivam a fazer muito mais. Porque assim é, vamos dentro em breve alterar a “FACE” da página do blogue, vamos simplificar; a  quantidade de publicações “obriga-nos” a facilitar-vos a consulta.
AGORA PARA TI AMIGO, COMPANHEIRO E COMBATENTE, traz-nos a tua história de vida militar, as tuas fotos ou até de um amigo que conheças mas que não comunica connosco desta forma, ajuda-nos a percorrer os “trilhos” da DIGNIDADE que os Combatentes em geral e muito em particular os de AVINTES merecem.
Nós temos andado por aí, nós vamos dando notícias,
MAS COM A CERTEZA DE QUE SEM VOCÊS NÃO SERIA A MESMA COISA.

A Direcção

sexta-feira, 23 de março de 2012

BOLETIM INFORMATIVO Nº. 2 - MARÇO DE 2012


ASSOCIAÇÃO DE COMBATENTES DE AVINTES
Boletim informativo - Ano I – Nº. 2 – Março de 2012 
Almoço / Convívio
Dia 25/Abril/2012
 Combatente, participa nas cerimónias civis e religiosas que mais uma vez evocam a nossa passagem por ÁFRICA, INDIA, MACAU E TIMOR
Inscreve-te através do Telem.968 097 313
 ou junto da direcção
A direcção da Associação está a desenvolver esforços para apresentar algumas surpresas no decorrer do nosso convívio, esperando que a mobilização dos “militares” corresponda às nossas expectativas, pois temos a certeza de que tudo faremos para superar as vossas.

Lançamento da 1ª Pedra do Monumento aos Combatentes 

NÓS SONHAMOS, A OBRA NASCEU
É verdade, o sonho está a ter pernas para andar e como nós, Combatentes, somos daquela casta de homens que dizem NÓS FAZEMOS, aqui está o início daquilo que vai ser o Monumento ao Combatentes de Avintes. A Direcção da Associação agradece a quem nos ajudou a chegar até aqui com a certeza de que iremos chegar ao fim.


Cartão de Associado
Para continuarmos a organizar os ficheiros da Associação, e levarmos adiante os nossos propósitos de fazer um levantamento de quantos foram os Avintenses que cumpriram o serviço militar em África, Índia, Macau e Timor, para a partir desses registos podermos criar o “CARTÃO DE ASSOCIADO”, agradecemos que nos faças chegar os elementos que te foram solicitados o mais rápido possível.
Não é preciso selar o envelope.


                                                   Protocolo com a Óptica de Seixo Alvo
A Óptica Médica Seixo - Alvo, concede aos associados da Associação de Combatentes de Avintes e seus cônjuges, o fornecimento de armações e lentes com o desconto de 25% e em lentes de contacto, líquidos de manutenção e sistemas ópticos complementares o desconto de 10%. A Óptica Médica Seixo - Alvo, disponibiliza aos associados da Associação de Combatentes de Avintes a possibilidade de ter consultas da especialidade de Oftalmologia com o custo de € 30,00 (trinta euros). CONSULTA A DIRECÇÃO.
Rastreio Dia 27/Abril/2012
Com o patrocínio da Farmácia Dias, vai esta Associação levar a efeito um rastreio gratuito para todos os seus associados (Combatentes) e suas esposas.
Colesterol, Diabetes, Triglicerideos
Decorrerá das 9 ás 11 horas nas instalações da Farmácia Dias (Largo Gandara)
A organização oferece o pequeno almoço

Procissão dos Passos
No próximo dia 25 de Março, vai realizar-se a procissão dos Passos. A Direcção da Associação convida os COMBATENTES a participarem neste acto religioso.


www.combatentesdeavintes.blogspot.com
Telef 968 097 313

domingo, 18 de março de 2012

PROCISSÃO DOS PASSOS

PROCISSÃO DOS PASSOS
No próximo Domingo, dia 25 de Março, vai realizar-se em Avintes a tradicional Procissão dos Passos. Convidamos todos os COMBATENTES a participarem neste acto religioso, integrando a Procissão. Comparece na Igreja, Paroquial de Avintes, às 16 horas.

terça-feira, 13 de março de 2012

RAUL NUNES MARQUES - Angola


Mensagem de Raul Nunes Marques, Furriel Miliciano Mecânico Auto, que pertenceu ao PAD 9777 – Pelotão de Apoio Directo, em Gago Coutinho, Angola, 1972/74, com data de 3 de Março de 2012
Assentei praça em 4 de Janeiro de 1972 no CISMI – Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, em Tavira e aqui fiz a recruta (CISMI também queria dizer Centenas de Indivíduos Sacrificados e Martirizados Indecentemente).

Em 29 de Março de 1972 fui colocado na Escola Prática de Serviço de Material, em Sacavém e tirei a especialidade de Mecânico Auto. Acabada a especialidade segui em 2 de Junho de 1972 para o CICA 2 – Centro de Instrução e Condução Auto, na Figueira da Foz, para tirar a carta de condução de ligeiros e pesados.

Em 1 de Julho de 1972 regresso à Escola Prática de Serviço de Material, em Sacavém, já com o posto de Cabo Miliciano, onde fiquei a dar aulas de Mecânica de ligeiros aos soldados que estavam a fazer a especialidade de Mecânico Auto.

Em 3 de Dezembro de 1972 apresentei-me no CDMM – Companhia Divisionária de Manutenção de Material – no Entroncamento, para fazer o IAO – Instrução de Aperfeiçoamento Operacional, por ter sido mobilizado para uma comissão de serviço em Angola.
Em 5 de Fevereiro de 1973 fui promovido a Furriel Miliciano e embarquei num avião da Força Aérea Portuguesa para Luanda, fazendo parte do PAD 9777 – Pelotão de Apoio Directo

No dia seguinte, 6 de Fevereiro, já em Luanda, apresentei-me no ASMA, tendo aqui ficado durante cinco dias a aguardar transporte para Gago Coutinho - Sector do Moxico, no Leste de Angola, a cerca de 2.100 quilómetros de Luanda. A viagem até Gago Coutinho foi feita em três fases: primeiro de autocarro da EVA de Luanda a Nova Lisboa; depois de comboio da CFB – Caminhos de Ferro de Benguela, de Nova Lisboa até ao Luso e finalmente do Luso até Gago Coutinho em MVL – Movimento de Viaturas Logísticas (coluna militar). Esta viagem de Luanda a Gago Coutinho durou uma semana.
Junto da estátua de Gago Coutinho

Depois de instalado o PAD 9777 em Gago Coutinho, com o posto de Furriel Miliciano com a especialidade de Mecânico Auto, desempenhei as funções de chefe de secção de reparações mecânicas nas viaturas dos Batalhões e Companhias Operacionais instalados na zona de competência deste PAD. Sob a minha responsabilidade tinha a guarnição de um pronto-socorro que servia para ir  desempanar e rebocar viaturas militares avariadas ou minadas (destruídas devido à acção de minas) no mato durante as operações militares – tarefa que infelizmente tive de executar várias vezes.
A rebocar uma Berliet "minada"

 Ficámos em Gago Coutinho até Novembro de 1974. Depois de o PAD ter sido desactivado, regressámos a Luanda.

No dia 15 de Dezembro de 1974 regressei à Metrópole – Lisboa e passei à disponibilidade em 7 de Janeiro de 1975.

Numa plantação de bananas


Numa xana - campos de cultivo de arroz

quarta-feira, 7 de março de 2012

segunda-feira, 5 de março de 2012

ACORDO COM ÓPTICA DE SEIXO-ALVO

Caro Combatente

Celebramos com a Óptica de Seixo Alvo o seguinte acordo

v  A Óptica Médica Seixo - Alvo, compromete-se a conceder aos associados da Associação de Combatentes de Avintes e seus cônjuges, o fornecimento de armações e lentes com o desconto de 25% e em lentes de contacto, líquidos de manutenção e sistemas ópticos complementares o desconto de 10%.

v  Adicionalmente a Óptica Médica Seixo - Alvo, disponibiliza aos associados da Associação de Combatentes de Avintes a possibilidade de ter consultas da especialidade de Oftalmologia com o custo de € 30,00 (trinta euros).

v  A Óptica Médica Seixo - Alvo compromete-se a realizar testes, análises e controlo de lentes de contacto gratuitamente.

Horários de consultas:
Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 14,30 às 19,30 horas.

As consultas são em Seixo - Alvo.

Contactos:

Telefone – Olival – 227 630 550 ou 227 631 863: Avintes – 227 847 409

            Correio electrónico – opticamedicaseixoalvo@gmail.com

Informa-te junto da Direcção

sábado, 3 de março de 2012

LANÇAMENTO DA 1ª. PEDRA - AGRADECIMENTO

Após a satisfação pela festa, compete-nos vir a público agradecer a todos os que nos ajudaram a abrilhantar a cerimónia e a engrandecer a obra que nos propusemos realizar:


·         Ao Sr. Dr. Nuno Oliveira e ao Sr. Vieira dos Santos, pela intervenção directa com que desde a 1ª. hora nos acompanharam e incentivaram nas intenções que tínhamos arquitectado e que na sua qualidade de Presidente e Vice-presidente da Autarquia (fase inicial) nos empurraram e nos permitiram ir sonhando com o projecto.

·         Ao Sr. Arquitecto Octávio Alves que criou a ideia e nos ajudou a ver o Monumento numa óptica diferente do tradicional e que se disponibilizou a colaborar com os Combatentes, numa primeira fase a título pessoal, e depois de oficializada a nossa intenção junto do Sr. Presidente da Câmara, passou a intervir profissionalmente.

·         Às empresas, aos amigos, aos Combatentes mais ao menos anónimos que contribuíram com a mão-de-obra e com contribuições monetárias que nos ajudaram a fazer face às despesas que temos tido.

·         Ao senhor Comandante dos Bombeiros de Avintes, pela sua participação com uma “guarda de honra”.

·         Ao Comandante do posto da G.N.R. de Avintes que com a sua presença muito dignificou a nossa cerimónia.

·         Ao Sr. Padre José Augusto que com a sua disponibilidade deu o carácter religioso que a grande maioria dos Combatentes queriam e mereciam.

·         Ao grupo coral A20VOZES que criaram uma intervenção para o efeito.

·         Ao Sr. Comandante do Regimento de Artilharia 5 (Serra Pilar), pela excelência que demonstrou, e que ficará marcado para sempre, quer pela representação que teve na cerimónia (Sr. Tenente-coronel Fernandes), quer pela disponibilidade que demonstrou para colaborar com a ADCDA em futuras iniciativas.

·         À imprensa que acompanhou e divulgou o evento, aos trabalhadores do Parque Biológico e muito em especial a alguns moradores (junto da futura edificação) que nos ajudaram com a logística necessária.

·         Ao António Soares Poeta pela cedência da aparelhagem de som.

·         Ao Victor Carvalho, da A20Studio, pela cedência das fotografias da cerimónia.

·         A todas as colectividades que se solidarizaram connosco.

Não querendo correr o risco de esquecer alguém, admitimos que seja possível mas é sem intenção nem menosprezo e no futuro (amanhã) CONTAREMOS COM TODOS VOCÊS e sem Vocês não seria a mesma coisa.
Em nome dos Combatentes

Muito Obrigado