quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

JOSÉ FERNANDO DA SILVA OLIVEIRA - QUININHO - Guiné









Mensagem de José Fernando da Silva Oliveira, Soldado atirador da CART 1647 do BART 1904, Quinhamel, Bula e Binar, Guiné, 1967/68, com data de 22 de Fevereiro de 2011 (conhecido como Quininho)

Assentei praça em Espinho no dia 2 de Agosto de 1966.

Fiz a especialidade no RAP 2, na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia e fui mobilizado para a Guiné. Era o soldado 2269. Fiz parte da Companhia de Artilharia 1647. Esta Companhia fazia parte do Batalhão de Artilharia 1904 que tinha como lema “Firmes e Generosos” e de que era comandante o Tenente-Coronel Fernando da Silva Branco.


Em Bula - em 1967

A minha companhia tinha como comandante o Capitão Fernando Galriça; do meu pelotão faziam parte o Alferes Garcia e os Furriéis Coelho e Henrique (ambos madeirenses).
 
Faziam parte da minha Companhia três avintenses: o António Saltão (que vivia em Campos), o Luís Castro Louro (de Pousada) e o João Félix (da Igreja, já falecido).


30/06/1968 - Vista do quartel de Binar

No dia 11 de Janeiro de 1967 embarquei no navio UIGE e cheguei à Guiné no dia 18.

Inicialmente fiquei num quartel conhecido como o 600, em Santa Luzia, Bissau. Depois passámos por Quinhámel, Bula e Binar. Em Binar estive durante dezanove meses. Sofremos vários ataques ao aquartelamento mas conseguimos ser sempre bastante firmes e generosos. Participei em muitas operações e sofremos várias emboscadas.


Material apreendido ao inimigo na Mata de Choquemone em 23/12/1967

A Companhia de Artilharia 1647 além de vários feridos, sofreu três mortos:

Armando Bernardo Barbosa, 1º Cabo atirador, era natural de Massarelos e residia em Campanhã, morreu em combate na zona de Bula, no dia 9 de Agosto de 1967, durante a Operação Bolo-Rei, na Mata de Choquemone. Não foi possível recuperar o seu corpo.

Agostinho Ferreira de Sousa, Soldado atirador, era natural de Frazão, Paços de Ferreira, onde se encontra sepultado; faleceu em combate no dia 27 de Dezembro de 1967;

Manuel Dias Aldeia, Soldado atirador, que era de S. Pedro da Cova onde se encontra sepultado; morreu vítima de acidente no dia 4 de Outubro de 1968, na caserna do quartel de Bula devido ao rebentamento de uma granada na bazuca (quando um soldado metia uma granada na bazuca, deixou-a cair ao chão).

Foram momentos muito tristes mas a verdade é que nunca esquecerei nenhum deles.


Um grupo de amigos

Embarquei para a Metrópole no dia 31 de Outubro de 1968 e cheguei a Lisboa no dia 6 de Novembro.

O tempo total de tropa foi de 28 meses.
 
 
Também nos divertíamos - no "restaurante"  a servir o Furriel



Sem comentários: