quarta-feira, 11 de maio de 2011

CONVÍVIO 2011

Realizou-se no passado dia 16 de Abril o nosso 7º Convívio.

A concentração realizou-se no Largo Escultor Henrique Moreira. Partimos em cortejo em direcção à Igreja Paroquial, tendo a Fanfarra de Lever à frente, tocando marcha apropriadas. A Guarda Nacional Republicana garantiu a segurança, controlando a circulação automóvel.

Início do cortejo




A chegar à igreja


A entrar na igreja
  O Padre José Augusto celebrou Missa pelos combatentes já falecidos e, durante a homília, para além das palavras apropriadas ao momento, lançou-nos um desafio: que no próximo ano os Combatentes participem na Procissão do Senhor dos Passos, a exemplo do que acontecia nos anos 60, em que normalmente eram os combatentes acabados de regressar da Guerra de África, que transportavam os andores. A resposta a este desafio será dada já no próximo ano e certamente iremos ter a adesão de muitos Combatentes
Finda a Missa, o cortejo dirigiu-se ao Cemitério. Na essa principal foram proferidas algumas palavras pelo Combatente Francisco Lopes dos Santos e a Fanfarra efectuou o toque de silêncio.
Francisco L. Santos proferindo um breve discurso no cemitério

Toque de silêncio
Junto ao jazigo colectivo dos Combatentes onde em 30 de Abril de 2005 colocamos uma placa com a frase “Os vossos companheiros de ontem passaram por cá hoje esperando encontrar-vos amanhã”, foi depositada uma coroa de flores e o Combatente Dr. Joaquim Cardoso Magalhães fez um discurso alusivo ao momento. Depois foi feito o toque a caídos. Estes foram os momentos mais emocionantes para todos os Combatentes e familiares. No fim desta homenagem foi cantado, por todos, o Hino Nacional.

O Dr. Joaquim C. Magalhães discursando junto do jazigo dos Combatentes


No momento em que se contou o Hino Nacional

De seguida todos os Combatentes seguiram para o local do nosso Convívio. Teve a presença de 102 combatentes e ainda de 7 senhoras (esposas).




Durante o almoço foi entregue uma lembrança aos seguintes Combatentes:

      Francisco Lopes dos Santos
      Dr. Joaquim Cardoso Magalhães
      José Carlos Rodrigues Oliveira
      Manuel Augusto Baptista Oliveira
      Manuel Lino de Sousa Baptista

Estes Combatentes embarcaram para Angola em 1961. A lembrança era uma garrafa com um rótulo alusivo à data, com o desenho do paquete “Niassa” e a frase “50 anos da partida para o Ultramar”.

Receberam também esta lembrança os Combatentes que partiram ainda antes de 1961:

      João Marques de Oliveira – que havia seguido para a Índia, onde foi feito prisioneiro
      Joaquim Lopes dos Santos -quando começou a guerra já estava em Luanda (1959/61)



O Combatente Manuel Costa Monteiro, em nome da Organização, proferiu o discurso que já foi publicado no nosso blogue.


Antes de ser partido o bolo do nosso convívio foi efectuado o leilão das ofertas feitas pelos Combatentes e também um peditório, com a finalidade de se angariar fundos para que se torne possível vir a edificar, num futuro próximo, o MONUMENTO AOS COMBATENTES.

Sem comentários: