quinta-feira, 26 de maio de 2011

A GUERRA DE ÁFRICA - PUBLICAÇÕES

“DIAS DE CORAGEM E DE AMIZADE”
Chega esta Quinta-feira, dia 26, às livrarias, o livro “Dias de Coragem e de Amizade”.

Este livro reúne o testemunho de 50 antigos Combatentes que contaram ao jornalista Nuno Tiago Pinto, as suas experiências mais marcantes, numa altura em que se celebram os 50 anos do início da Guerra de África.


“PICADAS E CAMINHOS DA VIDA NA GUINÉ”
Foi apresentado no passado dia 20, no Museu Militar do Porto, o livro “Picadas e caminhos da vida na Guiné”, da autoria de Fernando de Sousa Henriques (foi Alferes Milº de Operações Especiais/Ranger na CCAÇ 3545/BCAÇ 3883 e esteve em Canquelifá – Guiné em 1972/74).

Trata-se de um relato de viagem rocambolesca de retorno a um País – Guiné (Bissau) – passados que foram mais de 36 anos. Paralelamente, procura relembrar as vivências doutros tempos difíceis e “sofridos” em que, em nome do Dever, se combatia e sofria. Utilizando a terminologia e o calão da altura, descreve a viagem de um pequeno grupo que pretendia revisitar os locais onde cada um dos seus elementos tinha estado em tempo de Guerra.

Interessante o conjunto de situações e de coincidências que acabam por ter lugar naquele longo e intenso deambular por Terras do Fim do Mundo e onde foram recebidos calorosamente pelas suas Gentes. Já não há lugar para ódios ou racismo, mas sim para um apertar de mãos, como irmãos. Foi assim o encontro com antigos Combatentes, ainda vivos, independentemente do lado por que tinham combatido, que acabava invariavelmente em fortes e fraternos abraços.

Percorrendo as, outrora tão amadas como temidas, Picadas, refere continuamente pessoas a precisarem urgentemente de ajuda para ultrapassarem as condições de apenas sobrevivência em que vivem, à margem do Mundo – aquele mesmo onde se apregoa a solidariedade e a amizade entre as Pessoas e os Povos.

(http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search?updated-max=2011-05-20T16%3A59%3A00%2B01%3A00&max-results=31)

Sem comentários: