domingo, 8 de maio de 2011

SERAFIM DE SOUSA OLIVEIRA COIMBRA - Moçambique













Mensagem de Serafim de Sousa Oliveira Coimbra, 1º. Cabo Pára-quedista da 1ª Companhia de Caçadores Pára-quedistas do BCP 32, com base em Nacala, Moçambique, 1973/75

Em 5 de Outubro de 1972 assentei praça no Regimento de Caçadores Pára-quedistas, em Tancos. Aqui fiz a recruta e a especialidade de pára-quedista. Fiz ainda o curso de combate para a guerra do Ultramar. Fui agraciado com a medalha de melhor instruendo neste curso. Nesta Unidade recebi a ordem de mobilização para Moçambique, integrando o BCP 32 – 1ª Companhia.


Entrega de medalha de melhor instruendo do curso de combate


Na formatura após receber a medalha








Fim do curso PQ já com a boina verde - o nosso símbolo máximo
 
O lema do BCP 32 - FAMOSA GENTE À GUERRA USADA

Foi Comandante da minha Companhia o Capitão Orlando Pires. Como Comandante do BCP 32 estava o Tenente Coronel PQ José António Jerónimo Gonçalves. Embarquei, no dia 14 de Junho de 1973,  num avião da Força Aérea Portuguesa com destino à Beira. No dia seguinte embarquei num avião Nord Ataltas com destino a Nacala,  sede do BCP 32. Logo no dia 16 entrei de imediato na actividade operacional normal na zona de Mueda.

Regresso ao acampamento depois de operação na Serra do Mapé


Saída para um heli-assalto à base Gugunhana, em Mueda

Durante uma operação no Planalto dos Macondes, em Mueda

Com dois rapazes sobreviventes de assalto a uma base inimiga, em Mueda
Ao fundo um bombardeiro T6


Na Unidade militar de Chai - de passagem para a Serra de Mapé

Coluna na picada entre Porto Amélia a Macomia
Participei em 62 operações, das quais 24 foram operações heli-transportadas. A maior parte das operações foram nas seguintes zonas: Mueda, Mocimboa do Rovuma, Vale Miteda, Sagal, Nangololo, Omar, Diaca, Nairoto, Nancatar, Antadora, Nangade, Macomia, Mataca, Chai e Serra do Mapé.

Dia de descanso - junto a um caça Fiat G91, na base de Mueda


Dia de descanso - junto a um Alouette 3, na base de Mueda




De serviço à cozinha - a descascar batatas, em Mueda

23Jan74-na véspera houve um grande ataque com
foguetões 122mm ao nosso acampamento de Mueda






















A última operação em que participei foi no resgate de uma Companhia de Caçadores que se encontrava com problemas, numa zona entre Sagal e Mueda.

Tive ainda como Comandante do BCP 32 o TC PQ Martins Veríssimo (até 19JUL74) o TC PQ Horácio Cerveira Alves Oliveira (até 16NOV74).

Devido a uma acção operacional na Serra do Mapé foi-me concedido um louvor e ainda, por distinção, a promoção a 1ª Cabo.



Na base de Mueda, com a minha arma MG 42

A competência e eficiência com que os Pára-quedistas do BCP 32 cumpriram em Moçambique as missões atribuídas, de 1967 a 1975, foi paga com a morte em combate de 18 pára-quedistas (16 soldados e 2 sargentos). A minha Companhia, em combate, sofreu  5 mortos e 7 feridos graves.

Aldeamento de Mataca, junto ao nosso acampamento
 
Os oito cabos PQ da 1ª Companhia  do BCP 32


Nunca vim de férias à Metrópole. As minhas férias foram gozadas em Lourenço Marques, Beira e Nampula.

Finda a comissão de serviço, regressei à Metrópole em Abril de 1975, tendo passado à disponibilidade em Outubro.

O BCP 32 foi extinto em 25 de Junho de 1975 com a chegada à Metrópole das últimas Companhias de Caçadores Pára-quedistas.



Estandarte do RCP
Regimento de Caçadores Pára-quedistas
em Tancos

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola camarada Serafim e um prazer recordar o passado que o tempo nao consegue apagar da minha memoria.So te quero dizer que a tua ultima operacao e a companhia que fos-te resgatar entre - Sagal e Mueda - era a minha a C.C.4545 a ultima que esteve no Sagal e deixou para sempre esse resgate que fizes-te foi derivado a uma grande emboscada que tivemos no chindorilho mais ou menos em finais de 1974. So para recordar.Abracao caro amigo.

Carlos disse...

Estive em Nacala no AB5 desde 1969 (Julho) até 1971 (Dezembro) Passei dias muito felizes no BCP32 que na altura não tinha qualquer descriminação do AB5, éramos uma só família pois tanto nós do AB5, estávamos sempre no BCP, como o pessoal do BCP estava sempre no AB5.Fiquei até algumas vezes no BCP pois fazíamos lá patuscadas que duravam até às tantas e depois para não ir para cima tão tarde acabava dormindo numa cama vaga de algum pára que estivesse para Mueda. Saudades meu amigo e é bom encontrar assim pessoal que passou por aquela terra linda que não esqueço, por muitos anos que viva. Se me quiseres contactar será um prazer: carmansan50@hotmail.com