quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

LAURINDO JOSÉ DA SILVA OLIVEIRA - Moçambique


EM CORRECÇÃO

Mensagem de Laurindo José da Silva Oliveira, Soldado Condutor, que pertenceu à Companhia de Artilharia 2328, Pundanhar, Macomia, Nampula, em Moçambique, 1968/70, com data de 3 de Fevereiro de 2012
Assentei praça em 24 de Julho de 1967 no CICA 1 – Centro de Instrução e Condução Auto, no Porto, e depois de concluída a recruta, fui colocado no Regimento de Infantaria 5, na Senhora da Hora, onde fiz e especialidade de Condutor Auto e onde saiu a ordem de mobilização.


Fui então colocado no RAL 5 – Regimento de Artilharia Ligeira, em Penafiel, onde começou então a formar-se o Batalhão de Artilharia 2839; eu fiz parte da CART 2328; o nosso destino era Moçambique.
Embarquei no navio Vera Cruz no dia 30 de Janeiro de 1968; além do meu Batalhão seguia também o BART 2837 e seis Pelotões de Infantaria; no dia 6 de Fevereiro passámos a linha do equador; no dia 9 de Fevereiro o navio acostou em Luanda e tivemos oportunidade de dar um passeio pela cidade; neste dia embarcámos de novo com destino a Moçambique, tendo chegado a Lourenço Marques no dia 16 de Fevereiro de 1968 às 8 horas da manhã.
A bordo do Vera Cruz - na ida

Desembarcámos e depois da formatura de todas as tropas que seguiam no Vera Cruz, foi feita a cerimónia de boas-vindas; depois de um desfile, ficámos dois dias na cidade; de seguida partimos de novo no Vera Cruz passando pela Beira rumo a Nacala; depois do desembarque de algumas tropas, o Vera Cruz seguiu até Mocimboa da Praia e fundeou ao largo; o desembarque foi feito através de batelões; era o dia 19 de Fevereiro.

Preparado para mais uma saída para uma missão

O meu local de trabalho - a viatura que eu conduzia

Durante a viagem, a bordo, o pessoal recebeu instrução que visou especialmente armamento, conhecimentos sobre o Ultramar visando especialmente Moçambique, assuntos de Medicina Tropical, Guerra Subversiva, Educação Moral e Cívica e Militar.


Depois do desembarque a minha Companhia seguiu para Palma, em 22/02/68, onde estivemos durante cerca de seis meses; em 19/08/68 partimos depois para Pundanhar onde ficamos cerca de um ano.

Aquartelamento de Pundanhar

A partir de 17/08/69 (100%) estivemos em Mecuburi, e aqui ficámos até ao fim da comissão.
A minha actividade normal era conduzir uma Berliett, fazendo colunas e transportando os grupos de combate durante as operações que nos eram atribuídas. Destaco as operações na Serra do Mapé, sempre complicadas.

Macomia
Durante a comissão a minha Companhia sofreu_________________________.
Finda a comissão regressámos à Metrópole de novo no Vera Cruz, tendo embarcado em Lourenço Marques no dia 1 de Março de 1970 e chegado a Lisboa em 21 de Março de 1970.
Foi-me ainda atribuída a Medalha Comemorativa das Campanhas de África - Moçambique 1968-1970. 
 Passei à disponibilidade no dia 21 de Abril de 1970.






1 comentário:

rutamal disse...

Boa noite Amigo Laurindo.
Gostei de ver as fotografias que publicou, e os respectivos apontamentos. Gostaria de saber por curiosidade se parte das fotos foram tiradas em Pundanhar, e quem lhas tirou. Quanto aos comentários que acompanham as fotos julgo haver algum erro, no que diz respeito às datas. Já se passaram muitos anos, e é natural que um de nós esteja errado. De acordo?Um abraço.Furriel Rui Almeida.