terça-feira, 5 de abril de 2011

ALBERTO DA SILVA GONÇALVES – Pintassilgo

 
Mensagem de Alberto da Silva Gonçalves, 1º. Cabo Atirador, que fez parte da CART 784 - Companhia de Artilharia 784, BART 786 – Batalhão de Artilharia 786, em Quitexe, Angola, 1965/67, com data de 3 de Abril de 2011



Assentei praça no RI 10, Regimento de Infantaria 10, em Aveiro, no dia 19 de Outubro de 1964, onde fiz a recruta.

Tirei a especialidade de Atirador no RAP 2, Regimento de Artilharia Pesada 2, na Serra do Pilar, Vila Nova de Gaia, a 3 de Janeiro de 1965.

De seguida fui colocado em Viana do Castelo, no BC 9, Batalhão de Caçadores 9, para aguardar a ordem de embarque.

Embarquei no dia 28 de Maio de 1965, a bordo do paquete “Vera Cruz”, com destino a Angola.

Fui promovido a 1º Cabo e cumpri a missão na CART 784 do BART 786 , destacado em Quitexe, mais propriamente na Fazenda Liberato e na Fazenda Santa Isabel, no Norte de Angola.

Fazenda Liberato

Fazenda Santa Isabel
 Os feitores da Fazenda Santa Isabel eram originários de Valbom, Gondomar. Em determinada altura a esposa do feitor adoeceu gravemente e precisou de uma transfusão de sangue. Voluntariei-me para ser dador de sangue. Pelo Comando do Batalhão, devido a esta minha atitude, foi-me então concedido um louvor, devido às qualidades de militar e de homem que me foram reconhecidas.

Com os camaradas da minha secção, antes da partida para mais uma missão na Serra de Uíge
 
Sempre que podia mandava notícias para a namorada e família

Boas notícias

Entre missões de escoltas e saídas para o mato...

havia divertimento e...

... futebol


 Este é um pequeno resumo da minha vida e da vida dos meus camaradas de armas, durante dois anos de missão em terras africanas.

No dia 3 de Julho de 1967 regressei ao Campo do Grafanil, em Luanda e fiquei a aguardar embarque para a Metrópole.

O embarque veio a acontecer no dia 24 de Junho e desembarquei em Lisboa no dia 3 de Julho de 1967.


Medalha comemorativa da prestação militar portuguesa em África
Vera Cruz

Sem comentários: