sábado, 2 de abril de 2011

JOSUÉ RIBEIRO OLIVEIRA JÚNIOR - Angola


 

 



Mensagem de Josué Ribeiro Oliveira Júnior, 1º. Cabo Rádio-Telegrafista , que pertenceu à Companhia de Artilharia 1657, Muxaluando, Sá da Bandeira e Luanda, Angola, 1967/69, com data de 18 de Março de 2011

Assentei praça no dia 24 de Janeiro de 1966, no GACA 3, em Espinho, onde fiz a recruta.

Tem 13 de Abril de 1966 fui colocado no regimento de Transmissões, no Porto, e tirei a especialidade de Rádio-Telegrafista.

Em 14 de Agosto de 1966 fui colocado no RAP 2 – Regimento de Artilharia Pesada, na Serra do Pilar, onde recebi a ordem de mobilização.

Em 12 de Junho de 1967 embarquei no “Vera Cruz” rumo a Angola com destino à DGA – Direcção Geral de Adidos.

O paquete Vera Cruz

Em Julho segui para a zona dos Dembos, para o acampamento de Muxaluando, perto de Nambuangongo.


 
Batida efectuada entre a Fazenda Maria Fernanda e Três Marias



Mapa da região de Muxaluando




Muxaluando - entrada Sul




Com uma criança nativa
  
Muxaluando - aquartelamento


Muxaluando - vista do aquartelamento


Nativos nos seus trajes habituais
 
Muxaluando - aquartelamento

Em Janeiro de 1968 fui colocado na cidade de Sá de Bandeira, no Lubango, Sul de Angola onde estive até Fevereiro de 1969.


Em Fevereiro de 1969 regressei a Luanda e fiquei colocado no Batalhão de Transmissões 1.


No local de trabalho

No dia 21 de Junho de 1969 regressei à Metrópole, de novo a bordo do “Vera Cruz” e cheguei a Lisboa no dia 30 de Junho de 1969. No “Vera Cruz” vinha instalado no porão, numa cama de madeira.


A bordo do "Vera Cruz"
 Fiz o espólio dos meus pertences, em Lisboa, no DGA - Direcção Geral de Adidos.

Durante a minha comissão a minha companhia – CART 1657 – teve um morto.

A maior dificuldade que tive foi em consequência de um violento acidente de viação, ocorrido em Outubro de 1967, e tive de ser evacuado para o Hospital Militar de Luanda, tendo ficado na sala de reanimação. Deste acidente fiquei com várias mazelas, ainda visíveis no meu rosto.

Recordações da vida militar: naturalmente más. Além do acidente de que fui vítima e de outras situações nada fáceis – daria origem a uma série de páginas – o tempo do serviço militar com início em 24 de Janeiro de 1966 e a passagem à disponibilidade em 30 de Junho de 1969 teve um total de mais de 42 meses (isto destrói a vida que qualquer um e roubou-nos uma das melhores fases da vida de qualquer jovem).

1 comentário:

Anónimo disse...

Conheci bem o Josue uma vez que fui Fur.Mil.de Infantaria na C.ART1657.
Jan67-Fev69
Santa Eulalia-Muxaluando-Sa da Bandeira.
Fur.Mil Rui Silva