sexta-feira, 29 de abril de 2011

MANUEL DA SILVA PEREIRA - Angola

                                







Mensagem de Manuel da Silva Pereira, 1º Cabo Mecânico de Viaturas Auto, CPM 497 e CPM 765, em São Salvador do Congo e em Luanda, Angola, 1964/67

Fiz a inspecção em 19 de Julho de 1963 e fiquei apurado para todo o serviço militar. Fui incorporado em 11 de Janeiro de 1964 no RAP 2, Regimento de Artilharia Pesada 2, na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, tendo neste mesmo dia feito exames psicotécnicos para condução-auto no CICA 1, Centro de Instrução e Condução Auto 1, no Porto e fui considerado apto.

Em 1 de Abril de 1964 fui colocado no CDMM, no Entroncamento.
Frequentei a Escola de Recrutas e Instrução Complementar, tendo obtido a classificação de 14,76 valores e sendo escolhido para a promoção a Cabo.

Em 30 de Agosto de 1964 fui colocado no RC 6, Regimento de Cavalaria 6, no Porto e em 30 de Setembro terminei os 30 dias de Escola. Aqui recebi a indicação de que tinha sido nomeado para comissão militar em Angola.

No dia 25 de Outubro de 1964 embarquei no paquete Príncipe Perfeito (navio de passageiros; nesta viagem era o único militar a bordo) com destino a Angola. Nesta data fui promovido a 1º Cabo, contando a antiguidade desde 16 de Maio. Desembarquei em Luanda no dia 2 de Novembro e fui colocado no ASMA, nesta cidade.

Príncipe Perfeito - inaugurado em 1961 e com capacidade para 1.000 passageiros

Durante a comissão de serviço em Angola estive colocado na CPM 497, Companhia de Polícia Militar 497 e fazia parte de um pelotão que esteve deslocado em São Salvador do Congo, durante seis meses.


São Salvador do Congo - gibóia com sete metros























Em 11 de Janeiro de 1967 passei à primeira classe de comportamento por ter completado 36 meses de serviço sem qualquer pena.

Ao fim de seis meses em São Salvador do Congo, fui colocado em Luanda, na CPM 765, Companhia de Polícia Militar 765, “Lanceiros de Angola”. Fiquei em Luanda até ao fim da comissão.

São Salvador do Congo - com o meu pelotão

Durante a comissão de serviço em Angola foram-me atribuídos dois louvores:

“Louvado pelo Exmo. Comandante da CPM 765 pelos excelentes serviços prestados nos 17 meses em que prestou serviço nesta CPM, no campo da sua actividade. Ao seu interesse, zelo e notável esforço, se deve em grande parte o estado operacional, em índice elevado, das viaturas da CPM. Por tudo isto, pelo seu constante desejo de bem servir, pelo seu aprumo e correcção, tornou-se o 1º Cabo Pereira merecedor do apreço e estima do Comandante da CPM e pelo seu procedimento merece ser apontado como exemplo a todos os seus camaradas”. (Ordem de Serviço nº 42 de 18FEV67, do BMM).


              
“Louvado pelo Exmo. Comandante do BMM, por no dia 27FEV67, tendo encontrada abandonada na caserna uma carteira que continha, além de documentos diversos, a importância de 1.000$00 (mil escudos), prontamente dela fez entrega ao Senhor Oficial de Dia, que a entregou ao seu proprietário depois de identificado. Por esta atitude demonstrou a firmeza da sua formação moral, tanto mais de realçar, quando no dia imediato embarcou para a Metrópole por ter terminado a sua comissão de serviço, tornando-se assim digno de ser apontado como exemplo de virtudes cívicas e militares”. (Ordem de Serviço nº 55 de 06MAR67, do BMM).


Cartões de identidade das CPM 497 e 765

Em 28 de Fevereiro de 1967 embarquei de regresso à Metrópole, desta vez no navio Vera Cruz, juntamente com várias Companhias que regressavam, tendo chegado a Lisboa no dia 9 de Março. Trouxe comigo uma macaca, a que chamávamos Chica, e que viveu em nossa casa até à sua morte. Deixou-nos muitas saudades e belas recordações.


Com a Chica - ao fundo a baía de Luanda

Passei à disponibilidade no dia 7 de Abril de 1967.

Quando parti para Angola já era casado (casei em 1 de Agosto de 1964). Sou natural de Oliveira do Douro mas vivo em Avintes desde 1971. Tenho dois filhos e dois netos. O meu passatempo favorito é, sempre que possível, viajar por Portugal.

Para qualquer contacto os meus telefones são 227 831 018 e 919 367 556.
A minha morada é:
Rua Amélia Margarida Borges, 41
4430-765 Avintes
                            



Sem comentários: