sábado, 26 de novembro de 2011

NOTICIA NO JORNAL "O GAIENSE"

Aos combatentes de Avintes e à população em geral:

É com muita satisfação que vemos no jornal “ O GAIENSE “ a entrevista que foi dada por 3 elementos da comissão instaladora da Associação Combatentes de Avintes para divulgação da nossa iniciativa assim como a publicitação da angariação de fundos junto da população e empresas de Avintes. O monumento será uma realidade, esperamos a colaboração de todos para erigir o “Monumento aos Combatentes de Avintes”. COMPREM O JORNAL para ajudarem a uma maior divulgação do nosso projecto. Á direcção do jornal “O GAIENSE” e ao seu jornalista PEDRO EMANUEL SANTOS que assina o artigo, queremos dizer-lhes obrigado, pela divulgação do nosso objectivo e que estaremos sempre disponíveis para qualquer iniciativa do jornal que necessite da nossa colaboração.
Renovamos os nossos agradecimentos.
A comissão


A NOTÍCIA:




AVINTES - SONHO DE TRÊS VETERANOS DE GUERRA COMEÇA A TORNAR-SE REALIDADE

Monumento vai homenagear
ex-Combatentes em África

 Juntaram esforços e decidiram perpetuar os camaradas de Avintes que, como eles, participaram na guerra colonial. O simbólico monumento já começa a ganhar forma, apesar de as ajudas chegarem somente a conta-gotas.

 PEDRO EMANUEL SANTOS

Jaime Ramos, 60 anos, Antero Santos, 61, e Manuel Monteiro, 60, foram três dos cerca de 550 filhos de Avintes forçados a participar na guerra colonial, que durou de 1961 a 1974. Desde que regressaram, há quase quatro décadas, que sonhavam homenagear os conterrâneos que pegaram em armas em África, sobretudo os que lá morreram.

Agora que estão reformados “e o tempo livre é maior” colocaram mãos à obra: vão erguer um monumento que eternizará quem saiu de Avintes para enfrentar o terror da guerra. "O objectivo é homenagear os 550 companheiros de Avintes que foram mobilizados para África, particularmente os dez que lá faleceram”, dizem a 'O Gaiense' Jaime, Antero e Manuel. Com oito metros de comprimento por dois e meio de altura, o “Muro da Vida” como os mentores lhe pretendem chamar, da autoria do Arquitecto Octávio Alves, é constituído por 80 cubos de granito, dos quais 10, o número de vítimas mortais, estarão espalhados pelo solo. Terá um custo total de 12.500 euros, valor que está a ser recolhido aos poucos junto de várias entidades e através de donativos de particulares. "Já pedimos apoio à Câmara e à Junta de Freguesia de Avintes. E também há pessoas anónimas interessadas em ajudar-nos”, contam.

O monumento irá nascer junto à Urbanização dos Pinhais Bastos, perto da rotunda da EN 222 que dá acesso ao Parque Biológico. A primeira pedra será lançada a 19 de Fevereiro, o Dia da Freguesia de Avintes. "Estamos a fazer isto com toda a dedicação e paixão, É um sonho, agora damos o passo em frente”, dizem Jaime, Antero e Manuel, os três, coincidência do destino, combateram na Guiné sensivelmente na mesma altura, entre 1972 e 1974, “Já temos identificados 220 dos 550 homens de Avintes que participaram na guerra, estamos a tentar identificá-los todos até à inauguração do monumento”. O sonho continua...


 

1 comentário:

Anónimo disse...

A concretizar-se esta obra será motivo de orgulho para todos os Avintenses mas também para toda a população de Vila Nova de Gaia. Força amigos.
António Costa