quinta-feira, 28 de abril de 2011

HENRIQUE GONÇALVES COSTA - Angola









Mensagem de Henrique Gonçalves Costa, Soldado Condutor Auto Rodas, que pertenceu ao Pelotão de Intendência 1220, Nóqui, Angola, 1967/69, com data de 18 de Abril de 2011

Assentei praça no dia 8 de Agosto de 1966, no RAL 2, em Coimbra, onde fiz a recruta.

Em 2 de Outubro de 1966 fui colocado no RAP 3, regimento de Artilharia Pesada 3, na Figueira da Foz,

Em 20 de Novembro de 1966 fui colocado no GATA, Trem Auto, em Lisboa, onde tirei a especialidade de Condutor Auto Rodas. Depois de concluída a especialidade fui colocado na Garagem Militar, na Avenida Fontes Pereira de Melo, também em Lisboa.

Em 19 de Maio de 1967 saiu a ordem de mobilização e fui transferido para o 2º GCAM, em Alvalade, Lisboa.

Em 8 de Julho de 1867 embarquei no “Vera Cruz” rumo a Angola, incorporado no Pelotão de Intendência nº 1220, tendo chegado a Luanda no dia 17 de Julho.

Segui então com destino à localidade de Nóqui, ficando o meu pelotão PI 1220 integrado no Batalhão de Artilharia 1922. Recordo, pelas suas qualidades, o Capitão Barão da Cunha, e que era o oficial de Operações desta Unidade.

Posto avançado de Artilharia

Monumento dos emblemas












O futebol era a actividade que ocupava grande parte dos meus tempos livres, fazendo parte de uma das seis equipas (CCS, CART 1725, CART 1726, CART 1727, CCAÇ 1737 e Adidos) que participavam no campeonato organizado pelos Magriços do BART 1922 e que se realizavam, ao longo do ano, no quartel.



Festa no dia dos meus 21 anos



Armazém no Congo Belga












Felizmente a comissão decorreu sem grandes problemas. O momento em que tive mais receio aconteceu num dia em que, resultado do atraso do reabastecimento de géneros, principalmente da falta de farinha para fazer pão, me foi dada a missão de me deslocar a um armazém para fazer a troca de um saco de feijão por dois sacos de farinha. O armazém situava-se no Congo Belga e tive de atravessar a fronteira juntamente com um elemento da população que me indicou o caminho. Fiquei mais sobressaltado quando estava a ver já o armazém e a sua porta de entrada na frente (como se pode ver na fotografia) e o guia me disse que tinha de seguir em frente (para onde é que este indivíduo me está a levar?), circundar o armazém passando pelas suas traseiras para entrar pela porta da frente. Ainda hoje me pergunto porque é que tive de dar a volta.
Na fronteira com o Congo Belga
























Pelo Comandante do BIA foi-me atribuído um louvor.

“Louvado pelo Exmo. Senhor Comandante do BIA – Batalhão de Intendência de Angola, em 29 de Outubro de 1968, pelo grande interesse e dedicação que tem demonstrado pela viatura que lhe está distribuída, não se poupando a esforços para que a mesma se apresente sempre da melhor maneira, tanto em limpeza como em condições de serviço. Todas estas qualidades aliadas à sua educação e aprumo o tornam exemplo digno de ser seguido pelos seus camaradas e o impõem à consideração e estima de iguais e superiores.” (Ordem de Serviço 53 do PI 1220, Pelotão de Intendência nº 20, de 4 de Novembro de 1968).


A viatura que me estava distribuída

Em 8 de Setembro de 1969 embarquei em Luanda, de novo a bordo do Vera Cruz, com destino a Lisboa, tendo chegado no dia 17 de Setembro.


Continuo a viver em Avintes, estou "reformado" mas continuo activo. Tenho dois filhos.

2 comentários:

bruno cunha disse...

É com um especial orgulho e satisfação que me congratulo com um comentário seu em relação ao meu pai, o então Capitão Barão da Cunha.
Felicidades.
Bem haja.

Francisco Bruno Duarte Barão da Cunha

Ferraz disse...

Olá Costa. Finalmente consegui apanhar alguém do meu ( nosso ) Pelotão.
Fiquei muito contente por te encontrar. Houve tempo que passava quase diariamente em Avintes e sempre me lembrava de ti.
Há meses que ando à procura na net de alguém do nosso Pelotão, sem que tenha resultados.
Já estava a pensar recorrer ao Q.General da Região para tentar saber coisas.
Espero que estejas bem e a tua família também.
Há muita coisa para falar.
Podes marcar um encontro que eu tb estou reformado. Se não nesse dia, dará no outro.
Tlm 91 6105443
Um abraço
Joaquim Ferraz ( ex- Furriel Miliciano)